Image Map

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Entrevista: Tainá Castro/Intercambista de Design de Moda na Coreia



Olá, tudo bom com vocês?
No post de hoje trago uma entrevista que fiz a estudante de moda e minha amiga de turma, Tainá Castro. Ela fez um intercambio de um período (em torno de 6 meses) na Coreia do Sul na Universidade Myongji. Tainá além de estudante de moda, estuda relações internacionais. Na entrevista fiz um ''ping-pong'' e perguntas sobre a viagem, moda e a experiência de conviver em uma cultura totalmente diferente! A entrevista é incrível, confiram!!!

Nome: Tainá Castro
Idade: 21 anos
De qual época da moda você mais gosta? Anos 50
Um ícone da Moda? Coco Chanel
Um estilista? Pedro Lourenço

1.O que a motivou a estudar moda?
Não sei dizer exatamente o que me motivou a querer estudar moda porque eu sempre tive interesse nesse universo desde criança, mesmo não sabendo que se podia estudar moda ou fazer desse interesse uma profissão.

2.Sabemos que a área da moda é bem ampla, pretende trabalhar em qual?
Eu sempre pensei muito sobre a área de produção de moda e editorial, mas tenho descoberto que eu gosto muito de criar e eu tenho me encontrado bastante nessa área de criação com o desenvolvimento do curso. Porém, ainda não sei ao certo, tenho muito o que explorar ainda!

3.Como foi o intercâmbio na Coreia e estudar moda lá?
Foi incrível! Digo que caí de paraquedas em um outro mundo, com outras maneiras de pensar e de criar. Claro que passei por algumas dificuldades porque o sistema de ensino, e o modo de criar e estudar moda, lá é muito diferente do que a gente está acostumado por aqui. Mesmo assim, valeu super a pena e posso dizer que aprendi e cresci muito nesse tempo!



4.Como estudante de relações internacionais, como foi essa experiência?
Muito, muito rica. Estar em contato com uma cultura bastante diferente da nossa já é algo muito legal e enriquecedor. Mas, como estudante de relações internacionais e uma curiosa sobre a Coreia do Norte e a Guerra das Coreias, foi muito interessante observar qual é a relação do povo da Coreia do Sul com esse problema. E o mais engraçado é que a população no geral não está nem aí para o que a Coreia do Norte faz!

5.Qual a principal diferença e semelhança entre a moda coreana e a brasileira?
Eu diria que a ousadia, no sentido de ser diferente e inovadora, da moda coreana é a principal diferença e que a maior semelhança seria a vontade de aparecer no cenário da moda mundial e de deixar a sua marca. Percebi que eles têm o maior orgulho em falar sobre o sucesso de estilistas coreanos fora do país.







8. As pessoas daí são estilosas, você visitou alguma loja?
Existem pessoas que gostam de prestar mais atenção ao que vestem e pessoas bem desligadas disso como em qualquer lugar, mas eles sempre tem um "jeitinho coreano" de se vestir que dá pra se notar. E, sim, em um lugar chamado Hongdae e outro chamado Edae, ambos são áreas ao redor da universidade que possuem várias lojinhas que mostram bem como é o "estilo coreano".

6. Foi fácil se adaptar aos costumes do país?
Mais ou menos. Eu sou observadora, então tentava ver o que as pessoas ao meu redor estavam fazendo e como se comportavam em certas situações para eu não ofendesse ninguém ou algo do tipo porque os coreanos têm muitas regras sociais, principalmente com as pessoas mais velhas do que você. Mas, por ser estrangeira, eles meio que relevam esse tipo de coisa, então foi tranquilo.

7. Qual foi o maior aprendizado durante a viagem?
Nossa, aprendi que ficar atenta ao que tá acontecendo ao meu redor é muito importante, a começar e terminar trabalhos da noite pro dia e que estar de mente aberta para novas experiências é muito mais incrível do que se espera!


Instagram da Tainá - @tainacstr

Ficou claro que conhecer a cultura dos países e adquirir conhecimento é enriquecedor! Sou super fã da cultura asiática e da Tainá! 
Espero que tenham gostado, até o próximo post!!


comentário(s) pelo facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário